Sindipetro-PE/PB denunciará na Câmara Municipal do Cabo as privatizações em SUAPE

Após debater na Câmara Municipal de Cabedelo a venda do terminal operado pela TRANSPETRO naquele município, agora é a vez do SINDIPETRO-PE/PB denunciar para a sociedade civil o processo de privatizações da Refinaria Abreu e Lima, do terminal aquaviário da TRANSPETRO em SUAPE e de todo o desmonte da indústria naval e petroquímica da região.

A Refinaria Abreu e Lima faz parte do pacote de privatização do Parente que pretende entregar de uma só vez refinarias de Pernambuco, Bahia Rio Grande do Sul e Paraná, além de dutos e terminais. Desses ativos, a Petrobras ficará com 40% e os outros 60% serão transferidos para o setor privado, assim como o controle da operação.

A Refinaria Abreu e Lima é responsável pela produção de 30% do Diesel S-10 do Brasil e processa 100 mil barris de petróleo por dia. De acordo com dados do Complexo de Suape, a instalação da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco elevou a outro patamar a movimentação de cargas no Porto de Suape. “Em 2013, antes do início da operação, o atracadouro registrou um total de 12,7 milhões de toneladas. Entre 2014 e 2017, Suape computou um crescimento de 55%, graças, sobretudo, aos combustíveis e outros derivados de petróleo, que hoje são a principal carga movimentada (74% do total). Em 2017, o porto alcançou a marca recorde de 23,6 milhões de toneladas operadas, dado que o coloca na liderança nacional na movimentação de graneis líquidos e o posiciona na 5ª colocação entre todos os portos públicos do país.” Apesar do avanço do setor a partir da refinaria, o governo pretende abrir mão de ser dono desta riqueza, que é patrimônio dos Brasileiros

Isso não é privatização. Isso é PRIVATARIA.

Esse governo não tem legitimidade para se desfazer do patrimônio brasileiro. Pernambuco não merece o desmonte e o enfraquecimento do parque industrial instalado no Porto de SUAPE.

O Sindipetro-PE/PB convoca toda a categoria petroleira para participar de mais esse ATO de resistência contra esse ataque à soberania.

Local: Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho.
Rua Ten. Manuel Barbosa da Silva, 131 – Centro, Cabo de Santo Agostinho – PE.
Data: 24/05/2018
Horário: 19:00h