Refinaria não notifica acidentes e depois comemora recorde

Não é de hoje que a Refinaria Abreu e Lima não vem notificando casos de acidentes de trabalho. O que antes era prática comum com colaboradores terceirizados, vem se tornando prática também com os operadores.

O último acidente ocorreu com um operador que foi atingido por óleo pesado (RAT) que estava, por sorte, a 100 graus Celsius em decorrência de vazamento em um instrumento. Normalmente este produto opera com mais de 300 graus. Não foi gerada CAT e nenhum registro foi feito.
Um caso clássico de não notificação que ajuda nos indicadores gerenciais.

Agindo dessa forma, a Refinaria descumpriu alguns itens do ACT :

Cláusula 119ª – Comunicação de Acidente de Trabalho. A Companhia assegura o encaminhamento ao Sindicato, por via eletrônica e no prazo de 24 (vinte e quatro) horas de sua emissão, da cópia da Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT).Parágrafo Único – A Companhia fornecerá, quando for o caso e mediante solicitação ex-pressa do empregado, cópia da CAT.
Cláusula 121ª – Acesso ao Local de Trabalho e Participação nas Apurações dos Acidentes
A Companhia permitirá acesso de dirigentes sindicais às áreas dos acidentes, e participação de representante do sindicato empregado da Petrobras na apuração de acidentes e incidentes.
Parágrafo 1º – Sempre que houver participação de representante sindical na Comissão de Investigação e Análise, a gerência que a constituiu deverá, desde que solicitado, encaminhar uma cópia do Relatório ao respectivo Sindicato, condicionada à assinatura do docu-mento por este representante. Tais informações devem ser tratadas como confidenciais.
Parágrafo 2º – A Companhia garantirá ao representante do sindicato integrante das Comissões de Investigação e Análise o acesso a toda documentação relativa aos acidentes, quase acidentes e incidentes graves ocorridos em suas respectivas bases de representação. Conforme já definido no parágrafo anterior, o relatório somente será entregue após assinatura das partes.

É desse jeito que bate recorde?